sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
Sem perder os nutrientes
Seguir uma alimentação saudável pode parecer uma tarefa quase impossível para muita gente. Porém, no dia-a-dia, iniciativas simples e baratas podem ajudar a manter a saúde alimentar que tanto buscamos. Dê uma olhada nas dicas que o portal TeleListas.net preparou para você:
Não desperdice a casca! Na hora de comer uma fruta como maçã ou pêra, prefira ingerí-las com casca, afinal, ela que, aparentemente parece desnecessária, guarda diversas vitaminas e minerais que são indispensáveis à saúde. Apenas não se esqueça de higienizá-las. Outra dica é não descascar os legumes antes de cozinhá-los. No caso da batata e da beterraba, por exemplo, manter a casca significa não perder os nutrientes para a água da panela. Depois de cozidos, a casca pode ser removida sem perdas nutricionais.
Aproveite a água! É sempre bom cozinhar os legumes com pouca água e com a panela tampada, na tentativa de manter todos os nutrientes, porém, se depois de cozidos, ainda sobrar água na panela, procure reutilizá-la na hora de preparar arroz , feijão, sopas e molhos. Assim, você evita o desperdício dos nutrientes que ficaram na água.
Não esqueça as frutas na geladeira! Para quem tem o costume de comprar muitas frutas e de deixá-las guardadas na geladeira por vários dias, um aviso: Quanto mais tempo elas passam na geladeira, menos nutritivas ficam. Além disso, correm o risco de se estragarem, o que impediria seu consumo. Dê preferência a frutas frescas e bem higienizadas, com o uso de cloro ou vinagre.
Escolha a panela certa! Para muitos nutricionistas , a melhor panela é a de vidro, pois ela não deixa nenhum tipo de resíduo nos alimentos. Ideal para ensopados, já que permite uma maior visibilidade dos ingredientes e do processo de cozimento, o único risco da panela de vidro é quebrar com facilidade, por isso, atenção! Se possível, evite as panelas de alumínio, as mais polêmicas entre os nutricionistas. Para alguns deles, o alumínio liberado da panela para o alimento poderia contribuir para o desenvolvimento do Mal de Alzheimer, hipótese que muitos outros contestam. Se, por acaso, for usar esse tipo de panela, não a deixe chegar nem perto das esponjas de aço. Por outro lado, a panela de ferro é indicada para quem tem anemia ferropriva ou qualquer outra deficiência desse mineral no sangue. Na hora de lavar, evite esfregá-la fortemente com a esponja, pois a ferrugem produzida e passada para o alimento pode oxidar as gorduras insaturadas, o que seria capaz de obstruir as artérias. O mesmo cuidado deve ser tomado com as panelas de teflon, que, apesar da vantagem de não precisarem de muito óleo para fritar alimentos, também podem liberar substâncias tóxicas quando lavadas com esponjas de aço.
Se cozinhar em casa tem sido tão difícil quanto manter uma alimentação saudável, fique atento aos alimentos produzidos na rua, em bares e restaurantes, e procure dar preferência a lugares que ofereçam higiene, qualidade e variedade de opções no cardápio. Cuide-se bem!
Por: Pollyana de Moraes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário