sábado, 10 de janeiro de 2009
O Novo Português
Em vigor desde o dia 1° de janeiro, o Novo Acordo Ortográfico traz significativas mudanças para o uso correto do português. Para citar apenas alguns exemplos, o sinal de trema desaparece da gramática, assim como os acentos agudos de algumas palavras. Além disso, o uso do hífen passa a ser padronizado e o alfabeto assimila de vez as letras K, W e Y.
Apesar da preocupação de muitos brasileiros em se adequar logo à nova norma, o Ministério da Educação garante que as modificações correspondem apenas a 0,5% da língua portuguesa e que a população terá até o final de 2012 para se adaptar às regras. Para quem pretende fazer concurso público neste ano, o ideal é ficar de olho no edital e nas especificações de gramática determinadas pela instituição que aplicará a prova.
O português é o idioma oficial de mais seis países, além do Brasil e de Portugal: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor Leste. O Novo Acordo Ortográfico promete unificar o idioma, eliminando as diferenças do português escrito entre um país e outro.
E você, já está por dentro das mudanças ortográficas? Para ficar em dia com a novidade, confira algumas das principais regras que já entraram em vigor.
Por: Pollyana de Moraes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário