terça-feira, 22 de setembro de 2015

É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?


                                                                   Foto: Shutterstock

Saiba o que fazer se estiver nessa situação.
A resposta é um claro “sim”, diz Ramani Durvasula, psicóloga clínica e professora de psicologia na UCLA, nos Estados Unidos. “Nós acreditamos que o amor só possui um sabor, mas a verdade é que ele pode ser tão diverso quanto uma sorveteria.” Em outras palavras, morango e chocolate são diferentes, mas ambos são deliciosos. Ah, se o amor fosse tão simples quanto o sorvete.
Como os triângulos amorosos acontecem
“Nós somos seres complicados e complexos, e é bem possível que as características de duas pessoas diferentes possam nos atrair,” diz Durvasula. Conforme você cresce e se desenvolve como indivíduo, você pode acabar se sentindo atraído por pessoas que complementam aspectos diferentes de quem você é.
“A atração é uma experiência muito biológica,” diz Durvasula. Você pode estar em um relacionamento sério e conhecer alguém no trabalho que vai mexer com os seus hormônios. Ou você pode estar saindo casualmente e descobrir que duas pessoas com as quais você esteve se relacionando o atraem.
Aquele turbilhão de sentimentos indescritíveis que as pessoas costumam classificar como “estar apaixonado” é o equivalente biológico a um aumento nos níveis de dopamina, diz Durvasula. (Dopamina é um neurotransmissor conectado ao centro de recompensa e prazer do cérebro — por isso, um pico pode fazer com que você sinta naturalmente dopado.) Mesmo dias depois, lembrar de um beijo incrível, pode causar a liberação de dopamina no cérebro, e antes de se dar conta, você está perdidamente apaixonado. Embora ser monogâmico e estar em um relacionamento sério seja uma escolha consciente e lógica, esta montanha-russa de hormônios (e quem vai causá-la em você) é algo totalmente físico — e fora do seu controle.
Também há uma circunstância na qual você tem uma maior probabilidade de se apaixonar por mais de uma pessoa: quando você está apaixonado por si mesmo.
“Quando você está passando por uma mudança positiva — desde um novo emprego até uma transformação física — e está feliz consigo mesmo, você fica mais aberto a novas experiências e pessoas,“ diz Durvasula. Quanto mais você se conhece e gosta de si mesmo, maiores serão as chances de que você descubra e celebre outras pessoas pelo que elas são. Ou seja, quanto mais você se apaixona por si mesmo, mais irá se apaixonar pelos outros, ela diz.
Você ama duas pessoas: e agora?
Sentir-se dividido entre duas pessoas pode ser confuso e emocionalmente exaustivo — mas também pode ser divertido.
Continuar a explorar os dois interesses amorosos deve ser uma opção válida, se todos os envolvidos estiverem de acordo, diz Durvasula. “Relacionamentos poligâmicos e abertos estão em alta, mas é preciso ser transparente.” Interessado em explorar algo assim? Estas regras para relacionamentos abertos podem guiá-lo no labirinto de conversas e limites envolvidos.
É claro que nem todos estão dispostos a manter um relacionamento não tradicional, diz Durvasula. Se você quer se comprometer com uma pessoa — ou uma das pessoas que você ama quer que você se comprometa — não há problema. Mas como fazer isso?
“Por mais terrível que pareça este conselho, faça uma lista de prós e contras,” sugere Durvasula. E seja completamente honesto consigo mesmo ao escrevê-la. Algo para ter em mente enquanto você trabalha na sua lista: “Nós nos apegamos à paixão e à adrenalina de estar apaixonado, mas o amor companheiro vence no final”. Pense assim: quem não vai se importar em jogar fora os papéis onde você assoar o nariz quando estiver doente? De quem você ainda vai gostar quando tiver 90 anos e a chama da paixão estiver apagada?
Se precisar, faça uma pausa em ambos os relacionamentos. "Faça uma viagem,” diz Durvasula. “Faça o que você precisar fazer para se afastar e se retirar da situação”. Um pouco de espaço pode ajudar a ver as coisas sob uma perspectiva diferente.
Mas como você pode REALMENTE saber quem é a pessoa certa para você?
Infelizmente, você não pode. Não há uma fórmula matemática para escolher com quem você quer se comprometer. A realidade é que ambas as pessoas podem ser ótimas e se transformar em excelentes parceiros, diz Durvasula. Mas mesmo quando alguém está muito dividido, costuma ter a sensação de que dará a um dos dois uma pequena vantagem. Siga esta intuição, diz Durvasula. É normal ficar em dúvida e pensando no que poderia ter acontecido se a escolha fosse outra? Com certeza. Mas quando você tomar uma decisão, mantenha-se fiel a ela. Quando você escolher um parceiro, afaste-se do outro e dê a este novo relacionamento uma verdadeira chance de sucesso. Celebre os aspectos desta pessoa que o fizeram optar por ficar com ela.
"A melhor coisa que você pode fazer nesta situação, é aprender a cultivar amor por você mesmo,” diz Durvasula. Isso vai ajudá-lo a ter mais consciência das características que você valoriza em um parceiro e, no final das contas, vai tornar a sua decisão, um pouco mais fácil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário