quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Pesquisadores explicam por que o uísque fica mais saboroso se misturado com água


Contrariando os apreciadores do "uísque cowboy", um estudo publicado na Scientific Reports sugere que a adição de gelo ou mesmo de água na bebida pode deixá-la mais saborosa.
O sabor do uísque está ligado ao guaiacol, um composto orgânico de moléculas que interage com o álcool da bebida e a água. Quanto mais próximo da superfície do líquido, essas móleculas melhoram o gosto e o cheiro da bebida.
No estudo, os pesquisadores da Universidade de Lineu, da Suécia, fizeram os testes. Eles adicionaram água em um copo de uísque e analisaram como o guaiacol se revela em drinques com maior ou menor teor alcoólico.
Björn Karlsson e Ran Friedman, os autores do estudo, descobriram, então, que quando a bebida tinha uma alta concentração de álcool, superior a 59%, o guaiacol interagia de forma mais intensa com o etanol, tornando as moléculas mais concentradas no interior do copo, distante da superfície do líquido.
No entanto, quando diluídas em água e bebida, numa concentração abaixo de 45% de álcool, estas moléculas que dão o sabor à bebida ficavam concentradas mais perto da superfície. O sabor, portanto, se manifesta de maneira mais intensa.
Vic Cameron, consultora independente de uísque que ensina na Academia de Uísque de Edimburgo, na Escócia, afirmou à rede britânica BBC que forma que cada indivíduo onsome a bebida varia bastante e definiu a pesquisa como "irrelevante". "É um gosto pessoal", disse.
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário