Receita cozida e frita vai bem com diversos recheios, experimente com ricota e pesto
Divulgação/Santa Clara Batataria
Esta é a aparência da batata suíça depois de pronta. Repare que o recheio fica escondidinho. Você pode servi-la com salada, como na foto.
A batata é um dos ingredientes mais versáteis da culinária mundial. Pode ser cozida, assada, frita, grelhada, além de servida como purê, usada no preparo de sopas, saladas e conservas.
Durante muito tempo, foi tida como um dos principais inimigos da boa forma, por ser composta principalmente de carboidratos. Mas cada vez mais cientistas encontram bons motivos para não tirá-la do cardápio.
Quer um exemplo? Trata-se de uma das principais fontes de quercitina, um composto poderoso na prevenção contra o crescimento de tumores, principalmente, de mama.
Uma receita bastante diferente e tentadora feita com esse tubérculo originário do Peru é a dica para incrementar sua dieta. Trata-se da batata suíça, que pode ser servida com diversos ingredientes, como a leve ricota.
Na sugestão abaixo, o prato é acompanhado ainda de pesto feito com rúcula, nozes e azeite. Trata-se de um molho "coringa", portanto, vale a pena experimentá-lo com outros pratos, como as massas.
Ingredientes
1 batata de 280g
50 g de queijo do tipo ricota
10 g de nozes
10 g de rúcula
30 ml de azeite extra virgem
17 ml de creme de leite
30 ml de óleo de canola
1 dente de alho
Tomilho, sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Primeiro, misture a ricota com o creme de leite, o tomilho e o azeite e amasse tudo até virar uma pasta.
Para fazer o pesto, pique a rúcula, as nozes, o alho, o sal e a pimenta e misture tudo com o azeite. Deixe descansar por cinco horas.
Cozinhe a batata e deixe-a resfriar. Depois, use o ralador grosso para cortá-la em tiras finas. Forre o fundo de uma frigideira com elas.
Coloque o recheio do centro para fora, tempere com sal a gosto e cubra com outra camada de batata, formando um disco fechado de batatas raladas entrelaçadas.
Em seguida, leve ao fogo médio. Passe um fio de óleo de canola quente por toda a volta da frigideira para dourar um lado da batata. Assim que o fundo estiver dourado e quase todo crocante, retire o excesso de óleo e vire a batata. Repita o mesmo passo até a batata ficar crocante por inteira.
Do R7*
Retire bem a sobra do óleo que foi colocado e salpique uma pitada de pimenta-do-reino moída. Sirva bem quente.
*Receita cedida pela Santa Clara Batataria
A melhor batata-suíça é de Campinas em dois formatos e vários tipos de recheio, pensados especialmente para você!
ResponderExcluirPequena: feita em um tamanho ideal de refeição para uma pessoa.
Grande: com muito mais recheio para uma refeiçao até duas pessoas.
Experimente. Surpreenda-se!