segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Deu branco? Aposte na dieta pró-memória

Se você esquece mais de cinco vezes por dia os nomes das pessoas mais próximas do seu círculo social, é sinal de que suas funções cerebrais estão precisando de uma boa turbinada. É o seu caso? conheça o menu que vai dar aquele 'up' na sua memória e, de quebra, detonar 6 kg num mês



Fotos: Shutterstock

Não são só os bíceps, tríceps e glúteos que precisam ser exercitados. Assim como esses músculos, a parte mais complexa do corpo – o cérebro – também precisa de atenção redobrada. Isso porque ele é a principal ferramenta do organismo. Segundo o psicólogo Luis Fernando da Silva, de São Paulo, este órgão representa 2% do peso do corpo, tem mais de 100 bilhões de neurônios e comanda os atos voluntários e involuntários, dentre outras importantes funções.

Mais: uma mente saudável proporciona equilíbrio, bemestar e qualidade de vida. “Retire algumas horas da semana para fazer aquilo que realmente traz satisfação, pois, não basta apenas cuidar da saúde do corpo se a mente estiver cansada e cheia de problemas. Chame as amigas para um bar, vá ao cinema ou teatro, saia para dançar ou procure atividades que proporcionem prazer e relaxamento. Sua cabeça vai funcionar a pleno vapor e seu rendimento estará sempre renovado”, resume o especialista.

O que há? Você anda tendo uns “brancos”? Preste atenção: este é um dos primeiros sintomas de que anda com a memória curta. Mas calma lá: é possível, sim, reverter esse quadro mexendo inicialmente na alimentação. A pedido da Dieta Já! a nutricionista Carolina Carnevalli preparou um cardápio de 1.200 kcal/dia à base de frutas, verduras, legumes, leguminosas, cereais integrais e oleaginosas – todos recomendados para o fortalecimento da mente. “Tais alimentos são fontes de nutrientes importantes para a saúde cerebral”.

O neurologista Cícero Galli Coimbra, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aprovou o cardápio e acrescentou, ainda, outro importante aliado: a colina – micronutriente derivado de um aminoácido encontrado na gema de ovo, que estimula a atividade cerebral e é benéfico para a memória. “O ovo participa da formação de novos neurônios e repara as células cerebrais avariadas”.

Se você esquece mais de cinco vezes por dia os nomes das pessoas mais próximas do seu círculo social, é sinal de que suas funções cerebrais estão precisando de uma boa turbinada. É o seu caso? conheça o menu que vai dar aquele 'up' na sua memória e, de quebra, detonar 6 kg num mêsSe você esquece mais de cinco vezes por dia os nomes das pessoas mais próximas do seu círculo social, é sinal de que suas funções cerebrais estão precisando de uma boa turbinada. É o seu caso? conheça o menu que vai dar aquele 'up' na sua memória e, de quebra, detonar 6 kg num mês



Fotos: Shutterstock


Memória turbinada
depende do que você coloca no prato

O cérebro produz 3 mil neurônios por dia e boa parte deles está atrelada a uma alimentação correta. sim, já está comprovado que ela tem efeito sobre as funções cerebrais. acompanhe agora quais são seus grandes “amigos” e “inimigos”

Nutrientes do bem
Ação na memória
Onde encontrar
Vitaminas do complexo B
Melhoram a conexão entre os neurônios.
Aveia, arroz integral, carnes, peixes,
leite e derivados, soja, leguminosas,
oleaginosas e sementes.
Colina
Participa da formação de novos neurônios. É precursora da acetilcolina (neurotransmissor importante para a memória).
Principalmente no ovo.
encontrada também no salmão,
soja, fígado, gérmen de trigo
e leguminosas (feijões).
Ácido fólico
Favorece a conexão entre os neurônios.
Vegetais de folha verde-escuras (espinafre, couve, rúcula, agrião), brócolis, alcachofra e beterraba.
Ômega-3
Melhora o perfil das membranas dos neurônios, potencializando a troca de informações. protege também os neurônios contra os radicais livres.
Peixes de águas frias (salmão, sardinha, anchova, atum, arenque e cavala) e linhaça.
Flavonoides
Combatem a ação negativa dos radicais livres.
Mirtilo, ameixa preta, amora, açaí, framboesa, morango, cereja, abacate e uvas vermelhas.
Fisetina
Induz o amadurecimento de células do sistema nervoso e estimula mecanismos que melhoram a memória.
Maçã, tomate, cebola, pêssego, uva e kiwi.


Fotos: Shutterstock Fotos: Shutterstock




Nenhum comentário:

Postar um comentário