quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

No Dia da Mamografia, especialistas lembram importância do exame

Esta quinta-feira (5) é o Dia Nacional da Mamografia, exame que pode detectar a presença de tumores na mama. Só em Pernambuco, já foram registradas 242 mortes em decorrência do câncer de mama apenas no primeiro semestre de 2008.

O Hospital do Câncer (HC), referência do atendimento de casos da doença no Estado, atende diariamente cerca de 30 pessoas pela manhã e outras 30 pela tarde. A dona de casa Nel Graça de Oliveira Silva veio de Alagoinha, no Sertão, para fazer o exame. "É muito importante, já tive uma irmã que morreu de câncer de mama".

Segundo o chefe do serviço de mastologia da unidade, Paulo Vicente, o Hospital acabou de adquirir um novo equipamento, um mamógrafo de alta resolução que vai permitir detectar tumores ainda no início. “Ele difere dos convencionais também por ser digital, ou seja, dispensa o filme e a revelação e imagens”.

O chefe do setor explicou também que, ao captar as imagens, o aparelho vai enviá-las diretamente para o computador do médico que estiver examinando a paciente, e ele poderá imprimi-la, o que facilita do trabalho. “O equipamento ainda está em fase de testes, vai demorar um pouco para ser usado”, afirmou.

Paulo Vicente explica que a mamografia é importante por permitir a detecção precoce de tumores. “Colabora muito com o diagnóstico, uma agulha orienta presenças mínimas de tumores”, disse. “Nossa aparelhagem já tem 15 anos, esse novo equipamento acompanha a evolução da medicina”.

ESTATÍSTICA
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em Pernambuco, o número estimado de casos novos de câncer de mama em mulheres passou de 1.460 no ano de 2003, para 2.010 casos novos em 2008. Para a técnica do Programa Combate ao Câncer de Mama, Rosângela Diogo, o aumento é preocupante.

“Esses dados justificam um programa regional de financiamento de mais cinco serviços de mamografia pelo Governo do Estado, um no Hospital Público de Caruaru e os outros em instituições privadas”, afirmou.

Ainda de acordo com ela, além da realização de mamografia, o programa capacitou profissionais para detectar os tumores de mama precocemente em exames clínicos. “Os profissionais foram treinados por médicos de centros de referência, inclusive do HC, para realizarem os exames”.

Uma grande barreira enfrentada pelo programa, segundo Paulo Vicente, ainda é a resistência das mulheres em fazerem o exame. “Nem todas as mulheres procuram espontaneamente ajuda. A partir dos 35 anos, a mulher deve fazer a mamografia todos os anos, e a ultrassonografia a partir dos 20 anos”.

O número de casos aumenta em todo o mundo, afirma o médico, mas a detecção precoce ajuda. “Descobrir cedo modifica a sobrevida da paciente”.

O telefone do Programa de Atenção à Saúde da Mulher é o (81) 3181-6202. Confira abaixo os locais onde o exame de mamografia pode ser feito gratuitamente em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário