quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Sabia que dor de amor realmente existe?


Para quem já derramou muitas lágrimas após o término de um relacionamento ou já passou por pelo menos uma grande decepção amorosa a pergunta a cima é fácil de ser respondida. "Amor, quando não correspondido, dói, e dói muito", afirma a estudante Caroline Aranha, que assim como outras tantas adolescentes fala sobre suas decepções amorosas em uma das comunidades sobre o assunto da rede social Orkut. Mas a questão é, será que patologicamente não existe mesmo uma dor resultante dos problemas relacionados a esse sentimento tão intenso que é o amor?

Segundo a médica e diretora da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, Fabíola Peixoto
Minson, dor de amor existe. "O sentimento de tristeza profunda gera dor física, que leva ao sofrimento psicológico. Este, por sua vez leva a dor em um círculo vicioso". A médica ainda alerta para o fato de que é preciso considerar a dor como algo extremamente importante, "já que ela é a causa e não um sintoma de um problema", disse.

Para a psicóloga Sofia Morais, a dor também é considerada como uma patologia, e como toda doença é possível de ser tratada. "Compartilhar as experiências vividas com outras pessoas, mesmo que seja virtualmente, é uma ótima maneira de organizar os pensamentos e, consequentemente, as dúvidas e conflitos que a pessoa traz dentro de si", afirmou.

Já a terapeuta Thais Accioly propõe outra solução. "O amor em si não dói, é cura e equilibra. O que causa dor é o final de um relacionamento ou a não realização de um sonho, ou ainda, o orgulho ferido e a decepção, portanto, na causa está a própria cura. É através do amor que podemos curar essa dor", disse.
Redação Terra

3 comentários:

  1. Nossa,então devo ter coração forte,quebrei a cara 4 vezes seguidas e não morri.
    Karol- Cuiabá -MT

    ResponderExcluir
  2. Já que grandes emoções podem nos causar morte fulminante, espero que se um dia eu for vítima de uma dessas emoções, que seja do amor, pois morrer de ódio deve ser terrível!...rsrsrsrs
    Abraço!!!
    Silva - SP

    ResponderExcluir
  3. "Amor, quando não correspondido, dói, e dói muito" Você foi o único que realmente amei, mas também o único que me decepcionou mais. Volta eu te quero te novo, amor da minha vida. #@#@#@# , vc sabe quem?

    ResponderExcluir