terça-feira, 8 de março de 2011

Vai-Vai leva seu 14º título em SP com homenagem a maestro


Torcida da Vai-Vai comemora vitória no Anhembi
Foto: Roberto Vazquez/Futura Press

A escola de samba Vai-Vai é a campeã 2011 do Carnaval do grupo especial de São Paulo. É o 14º título da agremiação preto e branco, que levou para o Anhembi a vida de João Carlos Martins, um dos mais festejados intérpretes da música erudita em nossa história contemporânea, com o samba enredo A música venceu!.

Confira a classificação final com todas as notas

A Vai-Vai terminou com 269,5 pontos, seguida por Acadêmicos do Tucuruvi com 267 pontos e Vila Maria com mesma pontuação. Nas últimas colocações ficaram Unidos do Peruche e Nenê de Vila Matilde, que no ano que vem disputam no Grupo de Acesso o retorno à elite do Carnaval paulista.

O vice-presidente da Vai-Vai, Renato Maluf, dedicou o título de campeã do Carnaval 2011 de São Paulo à comunidade e disse que a escola entrou na apuração confiante. "É muita tradição e muita história. É o 14º título, estamos entrando para história do Carnaval. Agradecemos ao maestro e, principalmente, à comunidade. É a comunidade que merece o título. A ela que dedicamos o titulo, doa a quem doer.

Renato disse que a expectativa era grande, "mas a gente já sabia que ia sair vencedor e é lógico que a gente tinha aguardar a decisão dos jurados".

O desfile
A passagem da Vai-Vai pelo Anhembi ficou marcada pela homenagem que fez ao maestro brasileiro João Carlos Martins e pela recuperação após problemas com um carro alegórico. Recordista do Carnaval de São Paulo, a escola entrou com o enredo A música venceu.

Logo na entrada, seu primeiro carro sofreu um pequeno problema. Ele se desgovernou e bateu a lateral, causando uma pequena avaria na alegoria. Mesmo com a tensão inicial, a Vai-Vai conseguiu manter a progressão das alas e não estourou o limite de 65 minutos.

Como parte da homenagem, Martins foi convidado a reger a 'orquestra' da Vai-Vai. À frente da bateria, comandou tamborins, surdos, chocalhos, cuícas e repiques, entre outros, com a batuta que recebeu do mestre dos percussionistas.

A Fênix, ser mitológico que renasce das cinzas, representa o renascimento de João Carlos na música, foi um dos símbolos destacados no desfile. Depois de um acidente que afetou o nervo de sua mão direita e o afastou de suas atividades, voltou à ativa como maestro.

Ficha técnica
Fundação: 01/01/1930
Cores: Preto e branco
Samba-enredo: A música venceu!
Presidente: Darly Silva
Carnavalesco: Alexandre Louzada
Intérprete: Wander Pires
Rainha da Bateria: Camila Silva
Títulos no Grupo Especial: 14

Histórico
Formado em 1928, a partir de uma dissidência do cordão carnavalesco Cai-Cai, o Cordão Carnavalesco Vae-Vae foi oficializado em 1º de janeiro de 1930, no bairro paulistano do Bixiga, quando fez sua primeira apresentação. Somente em 1972 é que o Vae-Vae tornou-se o Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Vai-Vai, a agremiação que mais Carnavais ganhou em São Paulo pela UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas). A escola tem agora 14 títulos ao todo.

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário