sexta-feira, 18 de março de 2011

Se você faz parte daquele grupo de pessoas que come quando está triste ou ansiosa, quando não tem nada pra fazer ou até mesmo depois do jantar só para se distrair enquanto vê televisão, cuidado! Você pode estar engordando por impulso de comer.

Segundo o doutor Sidney Chioro, neuropsiquiatria especialista em emagrecimento, existem três causas principais para o aumento excessivo de peso. São elas: retenção (sólido ou líquido), resistência ao emagrecimento e impulso de comer. Retenção é quando o intestino funciona pouco e lentamente, causando inchaço. A resistência é muito comum e acontece quando, mesmo após o emagrecimento, o cérebro continua “agindo” como se a pessoa estivesse gorda, causando novo aumento de peso.

No entanto, nem todas as pessoas manifestam as três situações de uma vez. Segundo Chioro, comer por impulso é uma das principais causas do sobrepeso da população nacional. “O organismo não quer a comida, ela é depositada como gordura, não forma suco digestivo e não absorve os nutrientes”, explica. Tudo isso faz com que o organismo processe o alimento de forma cada vez mais lenta. Chioro explica ainda que nem sempre a dieta é necessária. “Tirando o impulso, melhoramos o funcionamento dos rins e intestino, assim não há necessidade de fazer dieta”, diz.

A fome verdadeira é biológica e não fisiológica. De acordo com o especialista, se tirarmos as três causas responsáveis pelo sobrepeso, é possível emagrecer comendo de tudo, sem sofrimento com remédios, dietas milagrosas ou horas de exercícios por dia. “O primeiro passo é perceber que está comendo por impulso. Só assim é possível aprender
a comer pelo verdadeiro prazer do saciar a fome”, afirma.

Há 40 anos, Chioro proporciona o emagrecimento saudável e eficaz a pacientes com a técnica que trouxe de Paris chamada “Emagreça comendo bem”. O tratamento é feito em seis etapas, eliminando os três itens causadores do aumento de peso. Assim, o paciente fica livre do impulso, da retenção e da resistência ao emagrecimento. “Quando eliminamos as causas, o resultado é muito mais duradouro e eficaz”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário