segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Dicas de GUSTAVO VIVACQUA para quem visitar o Pantanal




1.Nas estradas do Mato Grosso do Sul existem poucos postos de gasolina. Jamais ande com o tanque na reserva porque senão, vai ficar na mão.
2.As estradas são retas sem fim. Por isso neguinho desce o cacete e acaba atropelando vários animais silvestres como tamanduás, capivaras, emas, onças etc... A estrada , infelizmente parece um cemitério de animais, por isso dirija com cuidado. Além do mais, as estradas possuem muitos buracos.
3.Vale a pena comer os rangos da região como o Caldo de Piranha , a costela de Pacú , torresmo de pintado, beber Tereré (chimarrão servido em água gelada no chifre de boi)...
4.Leve muito repelente. Os mosquitos são punks e porradeiros. É aconselhável se amarrar na cama para eles não te carregarem pro meio do mato.
5.Se você gosta de pescar , lá é o lugar certo. Vem gente do mundo inteiro só pra ficar dias pescando.
6.Pode-se de hospedar em pousadas nas margens dos rios ou em barcos hotéis.
7.Mesmo quem acha chato pescar , deve ir pescar piranhas. É muito engraçado , qualquer um pega uma a cada 2 segundos.
8.Jamais tome banho de rio sem conhecer o lugar , lá existem jacarés, piranhas, sucuris e onças. Lembre-se disso. Já houveram vários casos de machos corajosos que "foram pro saco". Ande sempre com o pessoal que conhece a área.
9.É mais fácil ver os animais silvestres durante a noite , ou na época das grandes enchentes. As aves e os jacarés são fáceis de serem vistos a qualquer hora do dia.
10.De outubro a março faz um calor danado no Pantanal. Chega fazer 40 graus!! E no inverno de junho e julho faz um frio que beira zero graus. (dura 1 semana mais ou menos).
11.De outubro a abril, caem chuvas torrenciais; de maio a setembro é o tempo de seca. A época de chuvas é aconselhável apenas pros aventureiros que não se incomodam em passar perrengues.
12.Quando for saltar do barco , cuidado... Verifique qual é o tipo de terreno que você está. Dependendo do lugar , o chão parece firme , mas você pode afundar até o joelho. Ahh , amarre bem seu tênis , pois na hora de puxar o pé pra cima , o tênis sai do pé e fica preso lá no fundo da lama.
13.Atrase seu relógio uma hora. Lá para aquelas bandas rola diferença de fuso-horário.
14.Corumbá é a cidade com maior infra-estrutura da região pantaneira.
15."Leve lanterna e peça pra algum piloteiro"dos bãos"(de barco),pra dar um rolé a noite.Ilumine a margem do rio e vc vai altas lusinhas vermelhas.Um bando mesmo.São os olhos do jacarés.Mas só vá com quem conhece mesmo "os canais" do lugar." dica de Lek Sam
16."Cara, achei seu site muito legal, porem não posso deixar de fazer uma observação a 02 itens que realmente ferem um pouco da nossa história e estima.No lance histórico que vc levantou daqui, vc citou guerra da tríplice coroa, na verdade o nome da guerra foi "guerra do Paraguai ou guerra da tríplice aliança" a variação se refere no ponto de vista entre vencedores e derrotados. Quanto ao tereré, não é um chimarrão servido quente, ele é muito mais antigo que o chimarrão, podendo até mesmo ter dado origem a ele, tem processo de assamento e moagem bastante diferente do mate paraguaio e do chimarrão platino. Obrigado pelas referencias de nosso estado, nós o estamos tentando construir com qualidade e consciência, mesmo com tantos obstáculos ao nosso desenvolvimento, como as grandes distancias e a baixa taxa demográfica. Espero que daqui a alguns anos vc possa vir aqui e encontrar um ambiente ainda melhor." dica de Edir Marcelo Ferreira. Turismólogo e guia de excursão.

2 comentários:

  1. Paulo (cuiaba-MT) Gostei Gustavo, dicas muito importantes.

    ResponderExcluir
  2. legal cara , agora fala do pantanal de mato grosso

    ResponderExcluir