terça-feira, 6 de março de 2018

O MAXIXE É NOSSO





O maxixe é uma hortaliça tradicional no Nordeste e Centro oeste, principalmente na nossa Cidade Cuiabá ,  ainda pouco conhecida no Centro-Sul do país. É um fruto originário da África, introduzido no Brasil pelos escravos., que o Cuiabano adora .O maxixe é uma Cucurbitacea, como as abóboras, pepino, melão e melancia. Os frutos são fonte de sais minerais, principalmente zinco, e têm poucas calorias. Hortaliça-fruto rústica originaria da África, da mesma família da abóbora. Algumas plantas produzem frutos lisos e outras com espinho. Quando maduro fica amarelo. Rico em zinco, mineral importante para o bom funcionamento de todos os tecidos do corpo. Pode ser consumido cru ou cozido. A partir do cruzamento de Cucumis anguria x Cucumis longipes obtiveram-se, com ciclos de seleção massal intercalados aciclos de endogamia, linhagens de maxixe que diferem do tipo comum pelas suas características de ausência de espiculosidade, tamanho de fruto e formato de folha não lobulada, semelhante ao pepino. Dez dessas linhagens,eleitas como elites e denominadas maxixe paulista, foram avaliadas quanto ao comportamento e produção de frutos, no sistema de cultivo com cobertura de polietileno efertirrigação.
O maxixe comum foi utilizado como testemunha. As mudas foram obtidas em bandejas de poliestireno expandido e depois transplantadas para linha central de canteiros cobertos com polietileno preto, adotando-se espaçamento de 1,0 m entre plantas. As plantas foram conduzidas de modo rasteiro, com fertirrigação por gotejamento. O delineamento experimental foi blocos ao acaso, com quatro repetições e parcela de seis plantas. As linhagens de maxixe paulista apresentaram peso médio de fruto de 66,20 g, sendo, em média, 80% maior que o tipo comum, que apresentou peso de36,68 g. O cultivo em canteiros com cobertura de polietileno e fertirrigação por gotejamento proporcionou produtividade estimada de 51,89 t ha-1 para o maxixe comum, sendo que não houve diferença entre as linhagens e o comum em termos de produtividade.

COMO COMPRAR
Os frutos são ovalados, com casca espinhosa ou lisa, de corverde clara. Escolha frutos firmes, com cor uniforme, com os espinhos inteiros. Evite frutos amarelados, que por serem mais velhos tornam-se fibrosos, com sabor ruim e sementes duras. O maxixe possui a casca fina e delicada, por isso escolha os frutos com cuidado sem amassá-los ou ferí-los coma unha. Quando machucados, murcham mais rapidamente e escurecem nas áreas danificadas. O maxixe pode ser encontrado na forma minimamente processada, ou seja, já lavado, raspado e embalado. Este produto deve estar exposto em gôndolas refrigeradas, pois sua durabilidade é menor do que a do maxixe inteiro. A maior oferta e os menores preços vão de novembro a maio.
COMO CONSERVAR
Em condição ambiente, os frutos murcham e amarelem rapidamente, podendo ser mantidos sem perda de qualidade por no máximo três dias. Na geladeira, devem ser colocados na parte mais baixa, acondicionados em sacos de plástico, por até uma semana. Se houver formação de gotículas de água no interior da embalagem, fure o plástico com um garfo. Os frutos já raspados devem ser mantidos em geladeira, embalados em saco de plástico ou vasilha tampada.
COMO CONSUMIR
O maxixe é consumido tradicionalmente na forma cozida ou refogada. Na maxixada, prato típico  de Cuiabá , é cozido juntamente com carnes, abóbora, quiabo e temperos. O maxixe cru pode ser usado na forma de salada em substituição ao pepino. Para salada, prefira frutos mais verdes, que ainda não formaram sementes. Quando consumido na forma crua, os frutos devem ser lavados em água corrente e higienizados com uma mistura de 1 litro de água filtrada e 1 colher de sopa de água sanitária. Deixe os frutos de molho por 30 minutos e enxágüe em seguida em água filtrada. Para consumo cozido ou cru, o maxixe deve ser previamente descascado, raspando o fruto com uma faca ou retirando uma casca bem fina, paraevitar desperdícios

DICAS
No caso de pratos cozidos ou ensopados, acrescente os maxixes no final, para evitar cozimento excessivo.
Temperos que podem ser usados: sal, azeite, limão,cebolinha, pimenta. O maxixe fica delicioso quando cozido no caldo de feijão.
Salada de Maxixe Ingredientes:
08 maxixes 100ml de vinagre branco
 1 colher (chá) de açúcar 
 1 colher e (sopa) de salsinha e cebolinha picadas sal e pimenta à gosto.

Preparo:Lave bem os maxixes, raspe-os casca com uma faca e corte-os em rodelas finas;Em uma tigela, misture todos os temperos e acrescente o maxixe, misturando bem;Sirva gelado com mix de folha  verdes
.Rendimento: 02 porções Tempo de preparo: 10 minutos Sugestão: Pode-se temperar com iogurte.

 Ensopado de maxixe
Ingredientes:200 g de feijão cozido, com o caldo do cozimento 06 maxixes, raspados e cortados em 04 partes 02 colheres (sopa) de óleo 01 cebola pequena cortada em cubos01 dente de alho amassado1/2 xícara (chá) de cheiro verde Sal e pimenta à gosto.
Preparo: Aqueça o óleo, acrescente a cebola, deixe dourar, junte o alho e frite;Acrescente o feijão, sal e pimenta; cubra-o com o caldo e deixe ferver;Quando o caldo ferver, junte os maxixes; Quando o maxixe estiver cozido, acrescente a cebolinha e a salsinha e desligue o fogo.
Rendimento: 04 porções Tempo de preparo e cozimento: 10 minutos
Sugestão: sirva com arroz branco e carne seca .

Farofa de maxixe
Ingredientes:06 maxixes, raspados e cortados em cubinhos 
01 colher (sopa) de azeite
 02 colheres (sopa) de margarina
02 ovos batidos
01 cebola pequena cortada em cubos
02 dentes de alho amassados
1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca Sal e pimenta à gosto.
Preparo::Aqueça o azeite e a margarina, acrescente a cebola, deixe dourar, junte o alho e frite;Acrescente o maxixe e refogue até ficar macio;Tempere com sal e pimenta, junte os ovos e mexa bem;Em seguida, junte o cheiro verde e a farinha de mandioca e mexa bem.
Rendimento: 04 porções Tempo de preparo e cozimento: 10 minutos Sugestão: pode enriquecer com outras hortaliças

Nenhum comentário:

Postar um comentário