Procurar novas colocações, avaliar o perfil da empresa e se colocar na vitrine são atitudes que ficaram mais fáceis com a ajuda da rede
Para ganhar agilidade na corrida por um novo posto, a internet é um ótimo recurso. É uma fonte vasta de pesquisa e de acesso rápido, fácil e, muitas vezes, gratuito. A designer de moda Caísa Cazeiro, 23 anos, encontrou seu último emprego pelo Facebook. “Vi o anúncio na página de uma organização que divulga vagas, a Fundação Mudes. Levei meus documentos, fiz entrevistas e fui chamada”, relata.
A procura, além da rede social, pode ser feita também em sites e blogs específicos – e, em certas áreas, a web é mais efetiva que os impressos. “Na minha área, que é moda, encontro muito mais vagas na internet do que em jornais, por exemplo”, compara a designer. Mas é preciso cuidado com as informações divulgadas, já que nem todas são checadas junto às empresas e muitas são apenas reproduções (nem sempre corretas) de outros murais de vagas. A indicação dos especialistas em recursos humanos é averiguar se o emprego realmente existe (ele pode ter sido preenchido), se as condições são aquelas e se o contato está correto.
Depois desse primeiro passo, a recomendação é preparar-se para falar direto com a organização, procurando conhecê-la. “Como fonte de pesquisa, a web é hoje nosso acesso mais fácil. A internet oferece informações sobre o que estão falando dessa empresa, qual a cultura. A pessoa precisa ser mais curiosa e entender o que existe por trás da oferta de emprego”, afirma Giuliana Hyppolito, consultora de Recursos Humanos e especialista em redes sociais do grupo DMRH. Com essas informações em mãos, as chances de se sair melhor em uma entrevista, demonstrando conhecimento, aumentam.
Para Cuellar, é importante também tentar conhecer o dia a dia do lugar, pesquisar o que é bom e o que é ruim, identificar se a diretriz da organização está alinhada à sua, vasculhar. “Talvez aquele mundo que a pessoa idealizou não seja a realidade, então, se for isso, ainda dá tempo de readequar o caminho. Carreira não é momento, é estratégia”, diz.
Estratégia, ousadia e inteligência Num segundo momento, as ferramentas disponíveis na internet são essenciais para contatar a corporação.
Atualmente, raros são os currículos entregues impressos, a maioria é enviada por e-mail. Mas cuidado com o chamado “currículo panfleto”, aquele enviado a uma lista de e-mails de forma pouco pessoal e direta. “Não é inteligente e tem pouco ou nenhum retorno”, avalia o especialista.
Uma possibilidade mais ousada é tentar contato direto com o gestor daquela vaga. A atitude, no entanto, tem de ser muito bem pensada e realizada com cuidado e perspicácia. “É importante seguir os procedimentos indicados pela empresa, mas é possível fazer uma apresentação direta para o gestor. Esse pode ser um diferencial”, aconselha Sonia Lucia Garcia, especialista em soluções de RH da empresa de consultoria DeBernt. “Tudo depende da estratégia, da ousadia e da inteligência. Conheço histórias de presidentes que receberam e-mails inteligentes e chamaram a pessoa para conversar. O texto tem que fazer a pessoa querer te conhecer e comprovar que você pode somar à organização”, ensina.
Os especialistas são cautelosos, no entanto, quando o meio de contato com um gestor são as redes sociais. Tentar um canal direto pelo Facebook ou Twitter ainda é controverso. “Ainda não é comum no Brasil, mas não vejo problema. A abordagem precisa ser respeitosa, ainda assim o profissional vai ficar à mercê do julgamento do contatado”, acredita Giuliana. “Como tradicionalmente as pessoas utilizam a rede de forma pessoal, então não acho de bom tom. Melhor tentar pelo LinkedIN, que é uma ferramenta para isso”, propõe Cuellar.
Por outro lado, essas ferramentas são primordiais em um aspecto importante para quem está procurando uma nova colocação: o networking . Com elas, fica mais fácil manter as relações com profissionais de outras empresas e ex-colegas. “O mundo, na internet, é um pouco menor. Você pode encontrar pessoas e estabelecer conexões de forma muito rápida”, diz Giovanna. “É preciso ter critério e bom senso, manter a rede sempre ativa e estabelecer uma troca genuína”, alerta Sonia.
, iG São Paulo
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