segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

PGR reitera pedido para anular acordo de delação de Joesley Batista e Saud





A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou hoje (18) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer no qual reitera pedido para homologação da rescisão do acordo dos benefícios da delação premiada de Joesley Batista, um dos sócios do grupo J&F, e do executivo do grupo Ricardo Saud. A decisão caberá ao ministro Edson Fachin, relator do caso.
Segundo Dodge, os acusados omitiram da procuradoria a participação do ex-procurador Marcelo Miller a favor dos interesses do grupo J&F e uma suposta conta bancária de Saud no Paraguai.
“Trata-se, portanto, de forte indício, e não mera especulação, a reforçar que os colaboradores agiram movidos pelo intuito de ludibriar o MPF e proteger aliados, em conduta claramente desleal e afrontosa ao pacto que fizeram nos acordos de colaboração premiada e à Justiça”, destaca
Em setembro, Fachin decretou a prisão de ambos após o ex-procurador Rodrigo Janot anular a imunidade penal que foi concedida por ele a Joesley e Saud por ter concluído que os acusados omitiram informações da PGR durante o processo de assinatura do acordo de delação premiada.
Edição: Amanda Cieglinski

Blairo Maggi desiste de eleição e continua à frente da Agricultura até o fim do governo Temer




Dono de uma das maiores fortunas do Brasil, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), decidiu abrir mão de um novo mandato e seguir na pasta até o fim de dezembro, quando se  encerra o mandato  do presidente Michel Temer. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (26) em Cuiabá. Senador licenciado, ele poderia concorrer a uma nova vaga no Senado ou ao governo de Mato Grosso.

“Há algum tempo venho amadurando essa situação. A grande maioria dos companheiros sabia dessa minha posição. E chegou hora de definição, do anúncio oficial”, afirmou. “Por que tem que ser hoje? Pois entendo que o quadro político de Mato Grosso, embora eu não participe das discussões, meu nome acaba ficando ancorado nesse processo. Percebo que enquanto eu não tomar decisão, muitas coisas não se definem”, justificou.
Em conversa com aliados na semana passada, ele disse que se sentia desgastado com o inquérito a que responde no Supremo Tribunal Federal na Operação Lava Jato. Em outra investigação na corte, ele é apontado como chefe de organização criminosa por desvios de recursos públicos em Mato Grosso. Além disso, o ministro pretende se dedicar com exclusividade aos negócios da família.
O grupo Amaggi acaba de comprar a fazenda Itamarati Norte, que pertencia ao empresário Olacyr de Moraes, que morreu em 2015, por R$ 2,2 bilhões. A Amaggi era arrendatária da propriedade de 105 mil hectares. Olacyr e Blairo tem algo mais em comum: ambos se tornaram conhecidos mundialmente como reis da soja.
Ao desistir de se candidatar, Blairo provoca uma reviravolta na disputa eleitoral no estado. Aliados e adversários davam como certa a eleição dele para o cargo que quisesse. Antes de chegar ao Senado, ele foi governador por dois mandatos. Em 2015, a revista Forbes apontou o senador entre os homens mais ricos do mundo com uma fortuna estimada em US$ 1,2 bilhão.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Pesquisadores explicam por que o uísque fica mais saboroso se misturado com água


Contrariando os apreciadores do "uísque cowboy", um estudo publicado na Scientific Reports sugere que a adição de gelo ou mesmo de água na bebida pode deixá-la mais saborosa.
O sabor do uísque está ligado ao guaiacol, um composto orgânico de moléculas que interage com o álcool da bebida e a água. Quanto mais próximo da superfície do líquido, essas móleculas melhoram o gosto e o cheiro da bebida.
No estudo, os pesquisadores da Universidade de Lineu, da Suécia, fizeram os testes. Eles adicionaram água em um copo de uísque e analisaram como o guaiacol se revela em drinques com maior ou menor teor alcoólico.
Björn Karlsson e Ran Friedman, os autores do estudo, descobriram, então, que quando a bebida tinha uma alta concentração de álcool, superior a 59%, o guaiacol interagia de forma mais intensa com o etanol, tornando as moléculas mais concentradas no interior do copo, distante da superfície do líquido.
No entanto, quando diluídas em água e bebida, numa concentração abaixo de 45% de álcool, estas moléculas que dão o sabor à bebida ficavam concentradas mais perto da superfície. O sabor, portanto, se manifesta de maneira mais intensa.
Vic Cameron, consultora independente de uísque que ensina na Academia de Uísque de Edimburgo, na Escócia, afirmou à rede britânica BBC que forma que cada indivíduo onsome a bebida varia bastante e definiu a pesquisa como "irrelevante". "É um gosto pessoal", disse.
Redação O POVO Online