terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A verdadeira Galinha com a arroz

Atenção cozinheiros(a) de plantão, aqui vai uma dica muito importante para o preparo da verdadeira galinha com arroz.



Caldo
Depois de separar as carnes mais nobres, lave a carcaça da galinha e a coloque numa panela com água e uma colher de sal grosso. Deixe levantar a fervura, baixe o fogo, retire a espuma que fica na superfície e, após uns quinze minutos, desligue. Reserve.
Tempero
Pique um molho de manjerona e amasse alguns dentes de alho com sal. Junte tudo e espalhe nos pedaços de galinha que for cozinhar. Você pode utilizar também gengibre . Deixe nesse tempero por algumas horas (eu prefiro temperar na véspera).

Preparo
Numa panela de ferro com óleo bem quente, vá colocando os pedaços de frango aos poucos e deixe-os dourar bem de todos os lados (não se preocupe se os pedaços colarem um pouco no fundo da panela). Coloque cebola bem picada e deixe fritar até dourar. Coloque o arroz [aqui está um dos segredos da boa galinhada. Não exagere, use como medida uma mão cheia para cada pessoa]. Mexa bem o arroz até que ele seqüestre a cor dourada dos outros ingredientes, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe-a assim por no mínimo 15 minutos.
Passado esse tempo, ligue o fogo novamente e vá colocando aos poucos conchas com o caldo de galinha e cuide para que o cozido não resseque. Quando o arroz já estiver al dente, corrija o sal. Depois, certifique-se de que há ainda bastante caldo e desligue [aqui outro segredo: na dúvida com a quantidade de água, prefira deixar mais para ensopado do que para arroz sequinho]. Espalhe um pouco de cheiro verde por cima e leve à mesa imediatamente. Sirva na própria panela. Ai amigo(a) ,o cachorro só vai come o osso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário